24 ago 2017

Descubra-se: Identificando o estado atual da sua vida

Chega um momento na vida que a pessoa percebe que seus resultados não estão de acordo com seus sonhos e objetivos. Geralmente, nesta fase da vida, a pessoa se encontra deprimida, infeliz e sem perspectiva de futuro. É nesse momento que surge a pergunta: quem sou eu? O que estou fazendo aqui?

Ah se todos soubessem da importância do autoconhecimento… ah se aprendessem desde criança a olhar para dentro de si identificando cada sentimento e pensamento. Infelizmente essa não é a realidade, e por isso quando esse momento chega, muitas vezes é doloroso, é difícil olhar para dentro de si e perceber que viveu anos, talvez até décadas, sem conquistar algo realmente valioso.

Quando a pessoa toma consciência de quem realmente é, entra num processo de mudança. O primeiro passo para esse processo é identificar com muita clareza o estado atual, onde e como a pessoa se encontra. O segundo passo é descobrir onde realmente quer chegar, quais são os sonhos mais simples e mais ousados. E o terceiro passo é a elaboração de um plano de ação.

Se tudo isso faz sentindo para você, faço o convite de começar agora essa trajetória do autoconhecimento respondendo essas perguntas poderosas de sabedoria: como está a sua vida? Como estão os seus sonhos e objetivos? Você tem sido próspero ou limitado? Sinceramente, como será sua vida daqui a cinco anos se você continuar sentindo, pensando e agindo como tem agido?

Reflita sobre quem você tem sido e como tem vivido. Coloque no papel as suas crenças, aquilo que você acredita ser; identifique seus sentimentos em relação as pessoas e aos acontecimentos da sua vida; observe quais são seus pensamentos mais frequentes sobre si mesmo, sobre a vida e sobre seu futuro… eles são positivos ou negativos? Por fim, enumere seus comportamentos, suas ações mais louváveis e as mais deploráveis.

Identifique cada facilidade e dificuldade da sua vida. Muitas pessoas acreditam que são aquilo que estão vivendo, ou que são aquilo que os outros falam delas, e não conseguem visualizar nada diferente, não possuem perspectiva de futuro. Mas, acredite que com as ferramentas certas você tem a possibilidade de mudar e transformar a sua vida. Escolha ser a sua melhor versão. Tem poder quem age!

 

Karol Martini

Coach Integral Sistêmico

Life Coaching para mulheres

Jornalista

E-mail: Karoline.martini@gmail.com

Instagram: @karolmartinicoach

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *